Pesquisa rápida:

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Matthew Dear - Black City - 2010

Matthew Dear é um DJ e produtor americano que já trabalhou com vários pseudônimos tais como FalseJabberjaw e Audion. Ele está na atividade desde 1999 e acabou de arrumar seu quarto album de estúdio [solo]: Black City.

O som do rapaz é basicamente Glitch com "margens de erro" para o Tech-house e Microhouse. Não é um som muito fácil de se adaptar, especialmente pelo termo Glitch se diferenciar bastante de outros termos quanto à sua sonoridade [excerto Noise]. Enjoy.




Artista: Matthew Dear
Album: Black City
Lançamento: Julho de 2010
Gênero: Glitch, Techno, Minimal, House
-
Faixa 1: Honey

O clima calmo que se dá logo no início de disco é bem o que será trabalhado no resto do album [pelo fato de o termo Glitch ter várias influências da música Ambiente].
Os "rúidos" ao fundo, presentes em toda a faixa são outra característica desse tipo de som [talvez a mais marcante delas]. O que você acha?

Nota 8.5
-
Faixa 2: I Can't Feel

I Can't Feel é bem melhor ritmada se comparada à Honey.
Esse aspecto [uma maior ausência do clima ambiente] pode fazer-nos preferir esta à sua antecedente. Eu particularmente caí nesse massa, não por não curtir música ambiente mas simplesmente por gostar de algo mais "dançante" [nesse caso é indispensável o uso das aspas].

Nota 9.0
-
Faixa 3: Little People (Black City)

Little People tem aquela idéia house/pop music bem aplicada à mesma.
É uma das mais comerciais do disco e pode se tornar o primeiro single deste.
A faixa também é bastante dinâmica, tem mais de nove minutos de duração e transforma-se de inúmeras formas nesse período de tempo.
Minha primeira favoritada até aqui.

Nota 9.5
-
Faixa 4: Slowdance

A faixa é cheia de efeitos e enfeites muito bem aplicados. A batida calma e os synths ao fundo fazem tudo parecer algo transcendental, belo.
Por todo o conjunto da obra e pela excelente produção e encaixe das peças, Slowdance é outra de minhas favoritas.

Nota 9.7
-
Faixa 5: Soil To Seed

Um ritmo bem crú aqui em Soil To Seed ...
A música tem pouco mais de dois minutos de duração e a meu ver é meio vaga, talvez repetitiva em alguns trechos ...
A batida inicial desta me lembra a música L.E.S Artistes do Santogold.

Nota 8.0
-
Faixa 6: You Put A Smell On Me

Novamente uma batida bem crua ...
Os elementos do Techno e da música minimalista [Minimal] estão mais do que presentes por aqui. A começar pelo fundo crescente que vai pouco-a-pouco sendo modificado pela adição de novos "clicks" e pelos loops e efeitos notáveis ao fundo. Ótima faixa.

Nota 8.7
-
Faixa 7: Shortwave

Shortwave é como eu gosto de chamar: Non-sence.
Os elementos do Glitch e Noise se fundem em uma idéia Ambiente e fazem dessa faixa um verdadeiro parque de diversões.
A partir do quarto minuto de duração, a mudança radical de velocidade, elementos e ritmo na faixa é uma surpresa para todos os tipos de ouvidos, leigos e até para os mais analíticos.
Diferente, interessante.

Nota 8.7
-
Faixa 8: Monkey

Monkey assim como Little People (Black City) é bastante comercial [isso se comparada às outras faixas do disco] ela consegue ser mais facilmente digerida pelos ouvido da massa embora não abuse do elementos da house-music como a faixa de número 3.

Nota 8.7
-
Faixa 9: More Surgery

A penúltima faixa desse trabalho é minimalista do início ao fim.
A parte cantada de More Surgery só aparece depois de um tempo, próximo do segundo minuto de música, seguida de um trecho repetitivo e calmo que usa de vozes para a criação do fundo musical por aqui [quase como a cappella], essa técnica não é de hoje mas me encanta pela forma em que é aplicada.

Nota 9.0
-
Faixa 10: Gem

Gem trás uma idéia hipnótica ainda não trabalhada no disco, ao fundo o que parecem ser risadas de uma moça [ou de alguém] acompanhadas de um piano e de efeitos, todos muito bem inseridos no contesto magnífico e alucinógeno da música.

Nota 8.7

Um comentário: