Pesquisa rápida:

domingo, 15 de agosto de 2010

Royksopp - Senior - 2010

A duo norueguesa mundialmente famosa, Royksopp acaba de lançar seu quarto album de estúdio: Senior. Esse novo trabalho dos rapazes [Svein Berge e TorbJorn Brundtland] pode ser descrito como introspectivo, em contra partida à vibe energética e dançante de Junior, terceiro album da dupla.

Eu particularmente esperei esse release por um bom tempo. O lançamento original seria só em setembro mas felizmente o CD vazou e aqui está, com vocês: Senior.




Artista: Royksopp
Album: Senior
Lançamento: Setembro de 2010
Gênero: Downtempo, Ambiente, Eletrônica
-
Faixa 1: And The Forest Began To Sing

Ruídos ao fundo, synths singelos e um clima ambiente em menos de dois minutos.
Já na primeira faixa do disco, fica claro a idéia introspectiva e não energética que acompanhou o album em sua produção.

Nota 8.7
-
Faixa 2: Tricky Two

Tricky Two já tem uma batida mais dançante, efeitos e uma produção excelente.
A forma como todos o diversos elementos da faixa interagem uns com os outros é incrível! Impecável!
É também nesse ponto que eu me pergunto: Os vocais da Karin Dreijer [Fever Ray/The Knife] fazem falta por aqui? Não fazem? Eu acho que fazem falta sim ...

Nota 9.5
-
Faixa 3: The Alcoholic

The Alcoholic usa synths, delay, loops, ecos, uma batida calma, um fundo hipnótico e cria uma idéia boba que faz menção ao nome da  música. Depois de um tempo "passarinhos assobiando" e "barulho de chuva" podem ser ouvidos.
A banda descreve a música como: "uma idéia nostálgica baseada naquele vagabundo que pede carona em trens e viaja de lugar a lugar".

Nota 8.7
-
Faixa 4: Senior Living

Aqui a idéia downtempo/ambiente se faz novamente presente. A faixa é ao mesmo tempo relaxante, hipnótica e melancólica.
O baixo e a guitarra sintetizados que se destacam sobre os demais elementos desta, que incluem synths e um arranjo eletrônico excelente. A sonoridade aqui traz valores do Soft rock/Rock acústico dos 70's o que torna ainda mais difícil descrever a sensação que Senior Living transmite. E você? O que achou?

Nota 9.0
-
Faixa 5: The Drug

The Drug foi lançanda esse dia nove [de agosto] como o primeiro single desse quarto trabalho.
A música começa com um aspecto lo-fi ao fundo e ganha ritmo com o passar do tempo, a entrada de uma batida marcante e de efeitos mais que non-sence se dá a partir do primeiro minuto de música.
A música é bem comercial e deve vender muito bem a imagem da dupla. Favoritei.

Nota 9.0
-
Faixa 6: Forsaken Cowboy

Forsaken Cowboy é outra música que venderia muito bem o som dos rapazes.
O clima nostálgico que imita o acústico difere-se um pouco do que a banda normalmente produz mas o bom ritmo da faixa contagia de uma forma singela, algo que te faz mexer o pés [ou balançar a cabeça, que é o meu caso].

Nota 8.5
-
Faixa 7: The Fear

Minha faixa favorita do disco! Sinistra e hipnótica, o melhor do downtempo!
The Fear ganha ritmo e se modifica com o passar do tempo tornando-se uma música dinâmica e muito unica.
A meu ver The Fear deveria ser o segundo single de Senior, sem mais.

Nota 9.7
-
Faixa 8: Coming Home

Como o nome sugere, Coming Home é lenta, tristinha e em alguns trechos bastante sem graça.
Música ambiente? Ok eu entendi ... Mas quando escuto ao segundo album dos garotos, The Understanding [que também pode ser rotulado como downtempo/ambiente] eu sinto uma diferença absurda na sonoridade não de uma faixa apenas mas sim de um disco inteiro!

Nota 8.0
-
Faixa 9: A long, Long Way

Synths e efeitos mais delay.
O album encerra-se da mesma forma como começou, com ruídos ao fundo e o super clima ambiente, nada demais ...
Ao final do disco eu me nego a pensar dessa forma, mas a verdade é que: Eu esperava bem mais desse novo trabalho do duo ...

Nota 7.7

Um comentário: